Câmara de Brasil Novo no Sudoeste do Pará inaugura prédio próprio.

O dia 16 de novembro de 2018 entrou para a história do município de Brasil Novo no Sudoeste do Pará pela inauguração da Sede própria do Poder Legislativo. Sob a presidência, do vereador Weder Makes Carneiro (MDB),faltando menos de um mês para finalizar sua gestão, o vereador entregou a obra, presenteando assim o município.

A inauguração da sede própria da câmara foi realizada no último dia (16) com uma sessão solene. O evento contou com a presença dos nove vereadores, do prefeito, autoridades,ex-vereadores, servidores públicos e sociedade civil organizada.

O novo e moderno empreendimento está localizado na Avenida Castelo Branco número 900 ao lado da EMATER no Centro da cidade.

A câmara de vereadores, foi construída com recursos próprios, são 608m² metros quadrados. O prédio possui acessibilidade para deficientes físicos o que pouco pode ser visto em repartições públicas do município. O local conta ainda com Recepção,03 Banheiros,incluindo um para deficientes,Sala de Reuniões,Secretaria,Sala de arquivo,Contabilidade,Assessoria de Comunicação,Auditório, com capacidade para comportar cem pessoas,Plenário,Cozinha,Sala da Presidência da Câmara,Camarim e um Depósito.

Um investimento de R$410 mil reais. O novo prédio do poder legislativo, se tornou, uma das obras mais importantes do município, de acordo com o presidente da casa, a estrutura é “um modelo de construção civil e um exemplo de administração dos recursos públicos”. disse Weder Makes(Pirica).

A obra do novo prédio começou a ser executada em outubro de 2017,todos os nove parlamentares concordaram com os cortes de gastos no poder legislativo municipal para que a obra fosse colocada em prática.

HISTÓRICO

Em atividade desde 1993, a câmara de vereadores de Brasil Novo enfrentou desafios, funcionando em um espaço cedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Na época o poder legislativo já exigia de seus parlamentares, a criação da lei orgânica da cidade e o próprio regimento interno da casa de leis. Com o passar dos anos, o local das sessões da Câmara foi realmente definido, o endereço se tornou permanente para que a população pudesse apreciar decisões importantes do parlamento, localizado na Avenida Castelo Branco Número 900.

As reuniões dos vereadores eram realizadas numa casa do antigo INCRA, um espaço inapropriado e desconfortável, havia ainda sérios riscos a saúde dos parlamentares, funcionários e público que participavam das sessões, pois na antiga câmara era possível encontrar coliformes fecais de ratos, baratas e morcegos. O odor de insetos peçonhentos também era perceptível na câmara. A desorganização, por falta de alternativa era uma preocupação constante dos vereadores e dos próprios servidores da casa de leis.

Por: Sidalécio Souza (ASSECOM/Câmara)
Fotos: Cleiton Macário e Bruno Azevedo